Encontro de Poesia: V Centenário do Nascimento de Luís Vaz de Camões
Da Comunidade para a Comunidade - Edição 8
No final do primeiro semestre de 2024, aqui deixamos os passos que nos orientaram ao longo deste período de tempo. Ressaltamos, em primeiro lugar, a importância que tem, para nós, a ligação com os utentes que acompanhamos e a disponibilidade para ajudar e esclarecer todas as pessoas que necessitam dos nossos serviços.
Tal como já é nossa prática, continuamos, de diferentes modos (caminhadas solidárias, encontros de poesia, peças de teatro e oferta de alimentos pela comunidade) a angariar alimentos que possam favorecer as pessoas que acompanhamos, para além daqueles que recebemos do BACF e do POAPMC.
Salientamos também o acompanhamento psicológico que continuamos a proporcionar, com o nosso serviço de consultas de Psicologia.
A finalizar, a minha gratidão por todo o carinho manifestado por esta IPSS- Fundação Padre Félix, e pelas várias ajudas que nos fazem chegar.
Ler a Newsletter completa aqui >
Da Comunidade para a Comunidade - Edição 6
Cacilda Marado
No ano de 2023, o último do mandato desta Direção, o atendimento às famílias foi, como habitualmente, a primeira prioridade das atividades da Fundação Padre Félix. Para tal, a nossa Técnica de Serviço Social fez atendimentos, visitas aos domicílios e acompanhamentos de utentes a
consultas médicas, entre outros serviços…
Ler a Newsletter completa aqui >
Fuga para a Felicidade - Teatro na Fundação
No dia 1 de Março, pelas 21h15, A Fundação Padre Félix e o Grupo de Teatro da Academia de Saberes de Aveiro com o apoio do Centro Paroquial de São Bernardo , levam à cena mais uma noite de teatro.
“ FUGA PARA A FELICIDADE “
Encenação:Cláudia Stattmiller
Texto: Criação coletiva sob direcção e dramaturgia de Cláudia Stattmiller
A história passa-se num lar de idosos, com as suas habituais rotinas e cuidadoras carinhosas, que insistem em infantilizar a velhice. Só que neste lar, as utentes, dotadas de uma refinada juventude, fingem doenças várias e exageram na velhice para ter a atenção das cuidadoras. Mal se encontram sozinhas, inventam diversas tropelias para se divertirem. Tentam passar o tempo entre estórias, comprimidos e gargalhadas. Todas, à excepção do Sr. Silva, um idoso que vive na tristeza de um amor perdido. Em conjunto, tentam elaborar um plano para que o Sr. Silva recupere o amor da juventude. Será que vão conseguir, ou tudo não passará de uma tentativa para vencer o próprio tédio? E afinal, será que o humor é o único bálsamo que nos salva?
Entrada livre, com a doação de bens alimentares (não perecível), que será posteriormente distribuído pelos utentes da Fundação Padre Felix.
Da Comunidade para a Comunidade - Edição 5
Viver mais um Natal, o de 2023, é sempre mais uma razão para se fazer uma retrospectiva do trabalho realizado nesta instituição ao longo deste ano.
Ler a Newsletter completa aqui >
Encontros de Poesia - Eugénio de Andrade
No próximo dia 17 e Novembro, pelas 21h15, no Salão da Junta de Freguesia de São Bernardo, iremos realizar mais uma noite cultural, homenageando o poeta Eugénio de Andrade. Convidamos a comunidade a estar presente, e a participar podendo declamar alguns poemas do autor.
Nesta sessão teremos a colaboração musical de Vitor Marques e Victor Castro.
Caminhada solidária da Fundação Padre Félix
No dia 22 de outubro, pelas 9.30 H, realizar-se-á a terceira caminhada solidária proposta pela Fundação Padre Félix.
Neste sentido, fica o convite para todas as pessoas que quiserem associar-se a este ato solidário, que, para além do prazer do exercício físico e do convívio, poderá materializar-se na partilha de bens alimentares não perecíveis, que serão distribuídos pelos utentes que acompanhamos.
Da Comunidade para a Comunidade - Edição 4
A Fundação Padre Félix
No trigésimo quarto ano de existência, a Fundação Padre Félix continua no seu labor diário de procurar dar resposta aos pedidos que nos são feitos, pelas mais variadas razões. Com um atendimento diário, pela Directora Técnica, as situações são analisadas e, de seguida, com o conhecimento da Direcção, são adoptadas diferentes estratégias de resolução, de acordo com cada caso. Sempre que é necessária a intervenção da Câmara Municipal para a concessão de algum apoio, novamente a Directora Técnica estabelece a ponte com os serviços adequados daquele organismo. O fornecimento de alimentos e outros bens aos nossos utentes é também uma outra valência da Fundação que beneficia da parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome. No entanto, os donativos que a Fundação recebe são uma fonte inestimável de que dispomos. Ao mesmo tempo, a Fundação, dando um contributo cultural à nossa comunidade através de algumas actividades que costumamos realizar ao longo do ano – Sessões de Teatro, Encontros de Poesia e Caminhadas - angaria alguns bens alimentares e outros, como forma de participação nessas actividades.
A finalizar, resta-me agradecer a todos os que contribuem para que o nosso trabalho de “Ajudar a Vencer” possa realizar-se com entusiasmo, afinco e responsabilidade.
CACILDA MARADO
Ler a Newsletter completa aqui >
Da Comunidade para a Comunidade - Edição 2
A Fundação Padre Félix
A Fundação Padre Félix é uma IPSS que, no seu historial, já regista trinta e três anos de atividade directa com as pessoas que, de algum modo, necessitam de ajuda para solucionar problemas vários: carência de bens alimentares, falta de emprego, dificuldade no pagamento de rendas, água e luz, necessidade de vestuário, electrodomésticos e mobiliário e de orientação psicológica, entre outros; em suma, uma já longa missão na sua actividade de “Ajudar a Vencer”- o lema da Fundação Padre Félix.
Com esta Newsletter, pretende- se dar visibilidade aos diferentes serviços e projectos que desenvolvemos, com o intuito de, cada vez mais, contribuirmos para o equilíbrio e vigor do tecido social da nossa freguesia e da área social em que nos enquadramos. O trabalho que desenvolvemos está dependente dos apoios económicos que a Câmara Municipal de Aveiro nos atribui, através do Protocolo que nos associa, e, a esta instância, temos de prestar contas.
No entanto, outras ajudas nos são concedidas, designadamente subsídios da Junta de Freguesia de S. Bernardo, partilha de bens alimentares e ofertas em dinheiro, dos amigos da Fundação.
Finalmente, resta-me agradecer a todos os que facilitam e potenciam este nosso trabalho de acolhimento e de ajuda às pessoas que acompanhamos; bem assim, dizer aos leitores que a Fundação continua a querer ser um lugar de encontro e de esperança.
CACILDA MARADO
Ler a Newsletter completa aqui >
Comerciantes de São Bernardo ajudam a vencer…
Teresa Esteves, representante dos Comerciantes de São Bernardo que promoveram o Encontro no Parque de São Bernardo no passado dia 13 de Abril, recebe a Medalha de Comemoração dos 25 anos desta Instituição, como forma de agradecimento pelo donativo angariado e oferecido à Fundação Padre Félix, naquele evento.
Obrigada a todos que fizeram a sua contribuição e sobretudo ao grupo de Comerciantes de S. Bernardo pela sua iniciativa