2009 Abril : Fundação Padre Félix
Fundação Padre Félix

Fundação Padre Félix comemora 20º Aniversário

No passado dia 26 de Abril a nossa Fundação comemorou o seu 20º aniversário. Este dia começou às 11h com a celebração da Eucaristia presidida pelo Bispo D. António Marcelino, amigo eterno da nossa Fundação.
Durante a Eucaristia, D. António Marcelino referiu-se à nossa Fundação como sendo um “gesto perpetuado de Amor“, pois tudo o que faz é dar de si aos outros sem olhar a vaidades, recompensas ou elogios.

Depois deste momento de acção de graças por estes 20 anos a “Ajudar a Vencer” fizemos uma visita às instalações da nossa Fundação e de seguida tivemos um almoço de confraternização onde contámos com a presença de diversos amigos da Fundação, começando pelo nosso patrono o nosso querido Padre Félix, membros dos diferentes órgãos da Fundação, o presidente da Junta de Freguesia de São Bernardo, o Sr. José António Vieira, o Dr. Élio Maia, presidente da Câmara Municipal de Aveiro e amigo intimo da Fundação, um representante do Governo Civil, da Segurança Social, do agrupamento de Escolas de São Bernardo e da associação de Apoio ao Imigrante. Entre todos estes ilustres convidados também esteve presente uma utente da nossa Fundação que teve direito a um dia especial.

Foi um dia especial onde ainda houve tempo para uma cerimónia informal de abertura do nosso site, este novo órgão de comunicação que todos temos ao dispôr para partilhar e receber informações sobre as diferentes actividades da Fundação.

A todos os que tiveram presentes e principalmente a todos aqueles que trabalharam nesse dia para nos fazer e servir o maravilhoso almoço, a todos o nosso muito obrigado!

Campanha de angariação de géneros alimentícios

banner_campanha
Continuamos a festejar os 20 anos da nossa Fundação Pe. Félix. De entre as várias iniciativas programadas, recordamos o apelo lançado há oito dias com o intuito de promovermos uma campanha de angariação de géneros alimentícios que ajudem a Fundação a satisfazer os inúmeros pedidos de ajuda alimentar.

  • Colabore com esta iniciativa trazendo em cada domingo para o ofertório das nossas missas a expressão da sua solidariedade.

Deixamos alguns exemplos de géneros que mais são precisos:

  • arroz;
  • massas;
  • conservas (de peixe, de feijão, ervilhas ou outras);
  • azeite;
  • leite;
  • cereais para crianças;
    etc…

Comemoração dos 20 Anos da Fundação Padre Félix

cartaz_fpf

Participe, contamos consigo!

Bispo de Timor D. Ximenes Belo no 20º aniversário da Fundação

p1130814.jpg

No passado dia 17 de Abril de 2009, São Bernardo recebeu a visita do Bispo Timorense e Nobel da Paz D. Ximenes Belo.
A conferência teve como tema “Erradicar a Pobreza, Construir a Paz“. Durante cerca de 2 horas D. Ximenes Belo falou na importância de um Mundo mais solidário e empenhado na erradicação da pobreza, pois este será o caminho certo para a Paz no Mundo inteiro.
Esta conferência fazia parte do programa da comemoração dos 20 anos da Fundação Padre Félix que assenta no lema “20 anos a ajudar a vencer!”.
Queremos agradecer a todos os que compareceram a este encontro e puderam partilhar connosco mais um momento de alegria e reflexão.

p1130785.jpg

Festa de Natal 2008

No Natal, a Fundação Padre Félix convida todos os que estão envolvidos no trabalho da Instituição para a celebração desta quadra, num contexto de festa e de convívio, animado pelos grupos e instituições locais. Desta forma, procuramos promover a participação das entidades da Comunidade, estimular a iniciativa de grupos informais de animação sociocultural e de fortalecer a existência de espaços de encontro de toda a Comunidade, assinalando ocasiões festivas e celebrando a união de todos. No final do lanche, é hora da chegada do Pai Natal que vem distribuir sorrisos e curiosidades nas caras dos meninos e das meninas acompanhadas pela Instituição.

Feira Saúde Aveiro Social

p1120093.jpg

p1120097.jpg

a Fundação Padre Félix participou neste evento, que decorreu entre os dias 5 e 7 de Dezembro de 2008, tendo integrado o grupo das entidades da freguesia de S. Bernardo, que, em equipa, mantiveram o funcionamento do stand e um contacto estreito com os outros participantes e os cidadãos interessados em conhecer a realidade das entidades do Distrito de Aveiro.

Por Um São Bernardo Solidário

solidariedadeA Campanha Por Um São Bernardo Solidário, organizada em parceria com a Paróquia e os seus Grupos de Catequese, concretizada entre os dias 3 e 30 de Dezembro de 2008, permitiu a angariação de 246,26 kg de alimentos com carácter prioritário, doados pela Comunidade de S. Bernardo. Estes serão distribuídos às famílias carenciadas de S. Bernardo, acompanhadas pela Fundação Padre Félix. Esta campanha teve por base a solicitação de produtos alimentares considerados básicos para uma nutrição equilibrada e saudável.

Como tem sido hábito, procuramos envolver os jovens da freguesia de S. Bernardo e de outros locais neste trabalho de voluntariado. Assim, contámos com o precioso apoio de jovens, alguns pertencentes aos Grupos de Catequese da Paróquia de S. Bernardo, na selecção, realização e distribuição do Cabaz de Natal aos domicílios. Com esta acção, pretendemos sensibilizar os jovens para os problemas sociais, despertá-los para o trabalho das instituições sociais, numa perspectiva de intervenção social/cidadania e para uma tomada de consciência de solidariedade comunitária.

Passeio de Educação Ambiental: “Os Aminões na Terra das Árvores Gigantes”

No dia 8 de Novembro de 2008, convidámos 29 crianças e jovens das famílias em acompanhamento pela Fundação Padre Félix, a participarem numa sessão de educação ambiental na Mata do Buçaco, orientada pelo Engenheiro Bernardo Conde, responsável pela Associação Trilhos da Terra. Este passeio tinha, por base, duas actividades: a realização de um trilho interpretativo de natureza/ecologia e a construção de um herbário de campo. Esta iniciativa foi bem acolhida pelas crianças e pelos jovens que partiram à descoberta do nosso património natural, formando equipas de exploradores de uma missão contextualizada num cenário de reconstrução da floresta. Este passeio permitiu a observação, a transmissão de conhecimentos in loco e a compreensão de alguns fenómenos naturais.

O almoço decorreu, em formato de pique-nique, na Cruz Alta, o ponto mais alto da Mata do Buçaco, em comunhão com o cenário natural da paisagem. Durante este passeio, os jogos realizados foram envolvendo as crianças, os jovens e os adultos, transmitindo a mensagem de partilha e de união entre todos, colocando em segundo plano as diferenças de idades, de contextos sociais e de etnias.

Neste tipo de actividades procuramos promover a autonomia, a socialização, a partilha e o convívio entre todos, para além de estimular a aquisição de um melhor conhecimento sobre o contexto actual e sobre a preservação do nosso património.

Neste passeio, contámos com o apoio de 2 Voluntários (um adolescente e uma Educadora de Infância), de 3 membros da Direcção e da Técnica de Serviço Social da Fundação Padre Félix, que zelaram pelo bem-estar das crianças e dos jovens e pelo normal decurso das actividades.

A cooperação entre as crianças e os jovens e o seu comportamento sempre exemplar têm sido constantes. De certo, aguardam, com expectativa, a realização do próximo passeio.

No final, o tesouro, encontrado pela equipa vencedora, foi repartido por todos. O abraço às árvores e o comboio comunitário finalizou a nossa festa na natureza, ensinando-nos ou relembrando-nos que o maior prémio é o da partilha e do sentimento de bem-estar interior e com os outros.

Lançamento do Livro “Meus Alunos, Meus Amores”

drcacilda.jpg

No dia 25 de Outubro de 2008, decorreu, no Salão de Festas do Centro Paroquial de S. Bernardo, o lançamento do livro “Meus Alunos, Meus Amores”, da autora Maria Cacilda Freitas Marado, que decidiu doar os direitos de autor a favor da Fundação Padre Félix.

Uma semana na Colónia de Férias da Torreira

torreiraNo âmbito do programa Colónia de Férias da Torreira, promovido pela Fundação Bissaya-Barreto, 11 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos, e 4 jovens entre os 12 e os 16 anos, usufruíram de férias na praia, da oportunidade de convívio com outras crianças, de construção de novas amizades e de desenvolvimento da sua autonomia. O turno decorreu entre os dias 29 de Agosto a 7 de Setembro de 2007.

A Fundação Padre Félix reconhece a importância da integração das crianças na Colónia de Férias da Torreira, por tal, todos os anos, sensibilizamos as famílias nesse sentido. A nossa missão é a de proporcionar o bem-estar das famílias, especialmente em momentos difíceis, e de trabalhar a autonomia destas. Assim, tendo em conta de que se trata de famílias com carências económicas, a Fundação Padre Félix assume os custos relativos à comparticipação que caberia às famílias, assegurando, desta forma, a frequência da Colónia de Férias por parte das crianças.

Página Seguinte »


Fundação Padre Félix