Passeio de Educação Ambiental: “Os Aminões na Terra das Árvores Gigantes” : Fundação Padre Félix
Fundação Padre Félix

Passeio de Educação Ambiental: “Os Aminões na Terra das Árvores Gigantes”

No dia 8 de Novembro de 2008, convidámos 29 crianças e jovens das famílias em acompanhamento pela Fundação Padre Félix, a participarem numa sessão de educação ambiental na Mata do Buçaco, orientada pelo Engenheiro Bernardo Conde, responsável pela Associação Trilhos da Terra. Este passeio tinha, por base, duas actividades: a realização de um trilho interpretativo de natureza/ecologia e a construção de um herbário de campo. Esta iniciativa foi bem acolhida pelas crianças e pelos jovens que partiram à descoberta do nosso património natural, formando equipas de exploradores de uma missão contextualizada num cenário de reconstrução da floresta. Este passeio permitiu a observação, a transmissão de conhecimentos in loco e a compreensão de alguns fenómenos naturais.

O almoço decorreu, em formato de pique-nique, na Cruz Alta, o ponto mais alto da Mata do Buçaco, em comunhão com o cenário natural da paisagem. Durante este passeio, os jogos realizados foram envolvendo as crianças, os jovens e os adultos, transmitindo a mensagem de partilha e de união entre todos, colocando em segundo plano as diferenças de idades, de contextos sociais e de etnias.

Neste tipo de actividades procuramos promover a autonomia, a socialização, a partilha e o convívio entre todos, para além de estimular a aquisição de um melhor conhecimento sobre o contexto actual e sobre a preservação do nosso património.

Neste passeio, contámos com o apoio de 2 Voluntários (um adolescente e uma Educadora de Infância), de 3 membros da Direcção e da Técnica de Serviço Social da Fundação Padre Félix, que zelaram pelo bem-estar das crianças e dos jovens e pelo normal decurso das actividades.

A cooperação entre as crianças e os jovens e o seu comportamento sempre exemplar têm sido constantes. De certo, aguardam, com expectativa, a realização do próximo passeio.

No final, o tesouro, encontrado pela equipa vencedora, foi repartido por todos. O abraço às árvores e o comboio comunitário finalizou a nossa festa na natureza, ensinando-nos ou relembrando-nos que o maior prémio é o da partilha e do sentimento de bem-estar interior e com os outros.



Comente este artigo!

Diga-nos o que pensa...
Se ainda não tem um avatar criado, pode fazê-lo no site do gravatar!


Fundação Padre Félix